Anualmente são diagnosticadas mais de 300 mil crianças com cancro em todo o mundo

Foi no passado dia 15 de fevereiro que se celebrou o Dia Internacional da Criança com Cancro; como forma de o assinalar, a Childhood Cancer International analisou os dados de um estudo da International Agency for Research on Cancer (IARC), que revelou que, por ano, são diagnosticados mais de 300 mil crianças e jovens com cancro em todo o mundo. 
Para a Childhood Cancer International, os números, assustadores, reforçam a necessidade de serem tomadas medidas globais para enfrentar a doença.
O estudo revelou que são diagnosticadas com cancro 215 mil crianças com menos de 15 anos; em jovens entre os 15 e os 19 anos, o número é de 85 mil.
“Apesar do número de crianças com cancro ser bem menor quando comparado à incidência global da doença em adultos, o número de vidas salvas é significativamente maior: as taxas de sobrevivência em países mais ricos chegam a uma média de 84% e estão a melhorar de forma consistente, mesmo em áreas com menos recursos no mundo onde há apoio local e internacional”, disse a Childhood Cancer International em comunicado. 
Infelizmente, o relatório verificou que “o local onde a criança reside determina muitas vezes a habilidade de sobreviver à doença”. 
80% dos casos são diagnosticados em países mais pobres, nomeadamente em países africanos, da América Latina, Ásia e em alguns locais do leste e sul da Europa, onde as crianças e os adolescentes não têm o acesso adequado aos medicamentos essenciais para o tratamento da doença, e nem mesmo aos cuidados necessários.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter