Um estudo conduzido na Universidade Estadual do Michigan, nos Estados Unidos, sugere que a reflexologia pode ajudar os pacientes com cancro a controlar os seus sintomas e realizar tarefas diárias.
Financiado pelo Instituto Nacional do Cancro norte-americano, este é o primeiro estudo de larga escala que assume a reflexologia – um tipo de massagem especializada nos pés praticada desde a época dos faraós – como um complemento para o tratamento padrão do cancro.
O autor do estudo Gwen Wyatt explica que as conclusões agora apuradas urgem como “um primeiro passo para mover uma terapia complementar de cuidados”. A reflexologia baseia-se na ideia de que estimular pontos específicos nos pés pode melhorar o funcionamento dos órgãos correspondentes, glândulas e outras partes do corpo.
Wyatt garante ter ficado surpreso ao descobrir que os efeitos da reflexologia assumiam-se principalmente como físicos e não psicológicos. “Nós não tivemos a mudança que poderia ser esperada com os sintomas emocionais como ansiedade e depressão”, mas as mudanças mais significativas “foram documentadas com os sintomas físicos”.
Os investigadores procuram agora saber se massagens semelhantes à reflexologia realizadas por amigos ou familiares dos doentes, ao contrário de reflexologistas certificados, pode ser uma opção de tratamento mais simples e barato.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.