De um esforço conjunto entre a Direção-Geral da Saúde (DGS), a farmacêutica Janssen e a KeyPoint, nasceu o projeto “Almoço Virtual”, que pretende ensinar os mais novos que residem na região da Grande Lisboa a adotar hábitos alimentares mais conscientes e saudáveis.
Através do projeto “Almoço Virtual”, os alunos terão a oportunidade de, a brincar, simular um self-service de uma cantina/bar escolar onde podem escolher réplicas de silicone de alimentos comuns para o seu almoço. Na hora de pagar, recebem uma fatura onde consta o valor nutricional da refeição, recomendações e o custo estimado da refeição.
De forma interativa, as crianças terão ainda contacto com modelos anatómicos que serão usados para explicar diversas doenças relacionadas com a alimentação e estilos de vida, como a diabetes, colesterol, obesidade, hipertensão e outros problemas cardiovasculares, e compreender conceitos como o Índice de Massa Corporal.
A DGS explica que a ação tem por objetivo informar e incutir nas crianças e adolescentes a necessidade de “fazer escolhas alimentares racionais, tendo em conta critérios como custo, valor nutricional, valor calórico ou valor proteico”.
No decorrer do corrente ano letivo 2015/2016, o projeto deverá chegar a crianças e jovens dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário da região Metropolitana de Lisboa.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.