Gabriely Guimarães, uma adolescente brasileira de 14 anos, criou uma angariação de fundos online para poder pagar os seus tratamentos contra uma leucemia.
As dúvidas sobre o estado da saúde da adolescente começaram nos primeiros meses de 2018, quando a mãe de Gabriely, Ana Paula Chagas, notou que a animação e a euforia da sua filha tinham desaparecido.
Em março, a família procurou a ajuda de médicos e foi aí que descobriram que o cansaço e a falta de disposição de Gabriely eram sintomas de uma leucemia.
“Nessa altura eu senti-me a desabar, só tremia e chorava. Parecia que tinha perdido o chão. Entrei em desespero, mas depois os médicos acalmaram-me e explicaram-me tudo o que precisava de saber sobre a doença”, disse a mãe da adolescente.
A jovem foi transferida de imediato para um hospital especializado e, desde então, já passou por exames, internamentos e quimioterapia.
Só depois de já estar em tratamento, é que a mãe soube que o estado brasileiro não fornecia um medicamento que Gabriely precisava para se curar, e cujo valor para as seis doses necessárias ascendia a cerca 10 mil euros.
Sem dinheiro e sem terem a quem recorrer, a jovem e a família decidiram criar uma angariação de fundos online.
Quando tudo parecia encaminhar-se para o melhor, mesmo apesar de ainda não terem conseguido angariar o valor de que necessitam, a família recebeu a notícia de que Gabriely precisava de fazer um transplante de medula óssea.
Mas um dia antes do Dia da Mãe, Ana Paula diz que recebeu “um presente”: o seu filho de 11 anos, irmão de Gabriely, era compatível com a adolescente, pelo que será ele a doar a sua medula para salvar a irmã.
“Se tudo correr bem, ela vai ficar curada em breve”, disse a mãe.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.