Adolescente cria nanopartícula que mata células cancerígenas

Angela Zhang, uma adolescente norte-americana de 17 anos, recebeu recentemente um prémio por um trabalho desenvolvido na área das nanopartículas, com efeitos esperados no tratamento contra o cancro.

A pesquisa, intitulada por “Design de Imagem-guiada, Substância fototérmica controlada de libertação de um nanosistema multifuncional para tratamento de células-tronco cancerígenas”, foi iniciada por Angela em 2009, assumindo-se como a grande vencedora do Prémio do Concurso Siemens em Matemática, Ciências e Tecnologia.

A pluridade de valências apresentadas por esta nanopartícula, desenhada com o intuito de melhorar os atuais tratamentos contra o cancro, minimizando os riscos para as células saudáveis através de um ataque mais eficaz contra as células doentes, valeu-lhe o título de “canivete suíço” dos  tratamentos de cancro.
 
Mérito reconhecido, Angela sublinha que o desejo de conseguir criar um composto capaz de combater eficazmente o cancro surgiu após a morte dos seus avô e bisavô, ambos vítimas de cancro.

Texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter