Ação de rua da APCL quer unir portugueses contra o linfoma

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) vai realizar hoje, 15 de setembro, Dia Mundial do Linfoma, a iniciativa “Bolas de Sabão pelo Linfoma”, uma ação de sensibilização que pretende alertar os portugueses para esta patologia oncológica, que afeta cerca de 1 700 portugueses por ano.
Esta ação terá lugar na Praça Dom Luís (junto do Mercado da Ribeira), em Lisboa, pelas 11h00, onde a APCL estará a distribuir informação e a convidar todas as pessoas a participarem na primeira largada de bolas de sabão pelo linfoma.
As bolas de sabão pretendem simbolizar uma das principais manifestações da doença: o aumento dos gânglios linfáticos, em forma de bola.
Além deste evento, a APCL irá realizar uma sessão de esclarecimento para os doentes na sede da associação, pelas 16h00. As participações estão sujeitas a uma inscrição prévia através do e-mail geral@apcl.pt. As inscrições são limitadas.
O linfoma é um tumor maligno que resulta do crescimento anormal de células do sistema linfático e é considerado umas das dez principais causas de morte por cancro na Europa.
Os sintomas do linfoma são pouco específicos porque são comuns a um grande número de doenças, o que dificulta o diagnóstico inicial. O sintoma mais frequente é o aparecimento de um gânglio linfático aumentado de tamanho, que não causa dor e pode estar localizado no pescoço, axilas ou virilhas.
Outros sintomas que podem surgir são: suores intensos durante a noite, febre sem explicação, cansaço extremo e perda de peso inexplicável. Por vezes, não existem quaisquer sintomas e o linfoma é descoberto de forma acidental durante um exame médico de rotina.
Mais informações podem ser consultas em www.linfoma.com.pt e www.infocancro.com.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter