A investigação científica em Portugal: a 7ª edição do Prémio Rui Osório de Castro / Millennium BCP

As candidaturas para 7ª edição do Prémio Rui Osório de Castro / Millennium BCP irão abrir no próximo dia 1 de setembro.

Desde 2017, a Fundação Rui Osório de Castro, com o apoio da Fundação Millennium, organiza esta iniciativa, que visa o desenvolvimento de projetos inovadores na área da Oncologia Pediátrica em Portugal, através da atribuição de um prémio no valor de 15.000€.

Desde a sua primeira edição, o Prémio Rui Osório de Castro / Millennium BCP já distinguiu vários projetos, incluindo inúmeras menções honrosas. Na última edição, o júri do certame distinguiu o projeto “Organoides EX-Vivo 3D para Medicina de Precisão em Tumores Pediátricos do Sistema Nervoso Central – Ex-Brain”, da autoria de Jorge Lima, investigador do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde.

Com um grande foco nos tumores pediátricos do sistema nervoso central, o objetivo desta investigação, realizada em colaboração com o i3S, o Ipatimup e o Hospital de São João, no Porto, é encontrar novos alvos e novas abordagens terapêuticas para estas crianças, utilizando a Medicina de Precisão.

Neste projeto, os investigadores retiram material cirúrgico do tumor que depois é utilizado a nível laboratorial – estas amostras são depois usadas para produzir organoides, estruturas que poderão, numa fase posterior, replicar o tumor original e assim permitir aos investigadores estudar em detalhe quais os mecanismos que justificam o tumor.

Por sua vez, ao ter acesso a esta informação, torna-se mais fácil encontrar novos fármacos que bloqueiam estes mecanismos e que tenham uma ação anti tumoral.

Se tiver um projeto relevante na área da oncologia pediátrica, apresente a sua candidatura por e-mail entre 1 de setembro e 15 de novembro de 2022 e quem sabe se o seu projeto não será o vencedor da 7ª edição Prémio Rui Osório de Castro / Millennium BCP.

Conheça todas as condições, aqui.

Fonte: Fundação Rui Osório de Castro

Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Comments are closed.
Newsletter