A Comissão de Tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia assinala esta ano o Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio, com uma campanha dirigida aos jovens portugueses, que tem como mote “75% dos jovens portugueses NÃO FUMAM”.
A entidade pretende chamar a atenção dos jovens para a importância de não dar início ao consumo de tabaco nesta faixa etária, motivados pela curiosidade e influência dos amigos ou de grupos.
A campanha deste ano pretende inverter os números e mostrar de uma forma positiva que não fumar é ter atitude, personalidade e uma postura de afirmação, o que não acontece com os fumadores que acabam por ficar socialmente desenquadrados, como “aves raras” ou até como a “ovelha negra”.
A mensagem “75% dos jovens portugueses não fumam” dá a conhecer os últimos dados nacionais, publicados no relatório da DGS “Portugal, prevenção e controle do tabagismo em números – 2014”. O relatório aponta que na população dos 15 aos 24 anos, 25,5% dos jovens inquiridos terão declarado ter fumado nos últimos 30 dias.
“Nos últimos anos, pouco tem sido o investimento na prevenção deste grupo de risco, o que fez estagnar a redução de início de consumo que se verificava no passado. Por outro lado, o consumo nas raparigas é agora muito mais expressivo, com pouca diferença em relação aos rapazes”, sublinha Ana Figueiredo, coordenadora da Comissão de Tabagismo da SPP.
A SPP lembra ainda que é importante não negligenciar a questão da exposição ao fumo ambiental, que coloca também os jovens numa situação de vulnerabilidade, por isso defende como fundamental a criação de “leis realmente restritivas, sem exceções, que desencorajem o início do consumo”, acrescenta Ana Figueiredo.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.