No Reino Unido, quase 5 mil pessoas passaram horas numa fila para ajudar o pequeno Oscar Saxelby-Lee, um menino de 5 anos, diagnosticado com uma leucemia linfoblástica aguda, que necessita de um transplante de células estaminais.
Os voluntários reuniram-se na escola primária que Oscar frequenta na esperança de, após um apelo desesperado dos pais, saber se poderiam ser dadores compatíveis.
Após o seu diagnóstico, que se manifestou na forma de hematomas pelo corpo, Oscar foi internado no Hospital Infantil de Birmingham, onde foi sujeito a um intenso tratamento quimioterápico durante quatro semanas.
Infelizmente, o tratamento com quimioterapia não foi suficiente pelo que, segundo os médicos, apenas um transplante poderá salvar a vida do menino.
Uma amiga da família, Lin Forward, disse ao jornal The Sun que a mãe de Oscar, Olivia, está viver o maior pesadelo da sua vida ao ver o estado de saúde do seu filho.
“O Oscar não está muito bem. Costumávamos levá-lo a dar uma volta pelos corredores do hospital, mas ele agora está em isolamento”, contou.
A professora de Oscar, Laura, afirmou que o diagnóstico da criança, feito em dezembro passado, foi uma surpresa para toda a escola.
“Eu não consegui acreditar. Estive com o Oscar antes do Natal e ele estava feliz e brincalhão como sempre. E, de repente, somos confrontados com esta notícia”, disse.
Segundo os organizadores, o evento para ajudar Oscar bateu todos os recordes, com exatamente 4855 pessoas a aparecerem para saber se seriam compatíveis com o menino.
Saiba como funciona a doação de medula óssea em Portugal, aqui.
Fonte: R7 Notícias