10.º Seminário de Oncologia Pediátrica reuniu 120 participantes na Fundação Calouste Gulbenkian

No passado dia 24 de fevereiro, na Fundação Calouste Gulbenkian realizou-se o 10.º Seminário de Oncologia Pediátrica que reuniu 120 participantes.

Há 10 anos que a Fundação Rui Osório de Castro organiza este seminário dedicado aos pais, familiares e amigos de crianças e adolescentes com cancro. Um encontro que junta também profissionais de saúde, organizações sociais e voluntários, fora dos corredores dos hospitais, num dia inteiramente dedicado à oncologia pediátrica e que hoje é já uma referência para esta comunidade.

Com a moderação de Fernanda Freitas, os 4 diretores dos centros de referência de oncologia pediátrica foram convidados a fazer uma reflexão sobre a evolução dos últimos 10 anos e a identificarem os desafios para os próximos anos.

Durante a manhã, falou-se sobre a importância da nutrição, a fertilidade dos sobreviventes e o cuidar dos cuidadores. Os 3 painéis temáticos contaram com a participação de 10 profissionais e testemunhos de duas mães e de uma sobrevivente.

Terminados os 3 painéis temáticos, foi apresentado o projeto POPCARE, uma plataforma nacional que vai facilitar o acesso aos mais avançados métodos de diagnóstico molecular e, assim, possibilitar o desenvolvimento de medicina de precisão no tratamento do cancro pediátrico.

No final da manhã, foram apresentados os avanços no projeto de investigação premiado na 7.ª edição do prémio Rui Osório de Castro/Millennium bcp e foi entregue o prémio e menções honrosas da 8.ª edição.

O 10.º Seminário de Oncologia Pediátrica encerrou com um almoço, num ambiente de convívio, onde os participantes tiveram a oportunidade de conversar e partilhar experiências.

Durante as próximas semanas, e para quem não conseguiu estar connosco ou quiser rever algumas destas temáticas, iremos partilhar nos nossos canais os vídeos do seminário.

Pode ver e descarregar as fotografias aqui. Veja também o vídeo que foi transmitido na abertura com a retrospetiva dos 10 anos de seminário.

O seminário teve o apoio de: Fundação Calouste Gulbenkian, im gestão de ativos, SHOP, ACREDITAR, Real Hotels Group, Luimig, CP Comboios de Portugal, Roche e Faculdade de Medicina da Universidade Católica.

Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Comments are closed.
Newsletter